examinador-de-transito-2

Duração:  28 horas aula

Público alvo: Destina-se a interessados no aperfeiçoamento profissional na área de trânsito.

Pré-requisitos: Ser habilitado há pelo menos dois anos, maior de 21 anos, curso de Instrutor de Trânsito e Ensino Superior Completo.

O curso capacitará o profissional dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, enriquecendo o conhecimento técnico e sobre como se fundamenta o processo de avaliação de candidatos de primeira habilitação. Abrange-se os conceitos, teorias e medidas educacionais adequadas para o procedimento de aprovação do exame de habilitação bem como abordagem dos comportamentos dos alunos em fase de teste. As atribuições do papel do examinador de modo ético e a relação entre avaliador e concorrente também são explanados com expectativa de formar um profissional que vê o processo de habilitação muito além dos procedimentos formais que o envolve, mas como o início da concepção de um cidadão para o trânsito.

  • Fundamentos do processo da avaliação
  • Aspectos psicológicos no processo de avaliação
  • Papel do Examinador no processo de habilitação

Segundo a Resolução 358/10 no artigo 25, o Examinador de Trânsito é o responsável pela realização dos exames previstos na legislação, competindo-lhe:

  1. a) avaliar os conhecimentos e as habilidades dos candidatos e condutores para a condução de veículos automotores;
  2. b) tratar os candidatos e condutores com urbanidade e respeito;
  3. c) cumprir as instruções e os horários estabelecidos pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal; d) utilizar crachá de identificação com foto, emitido pela autoridade responsável do órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, quando no exercício da função;
  4. e) frequentar cursos de aperfeiçoamento ou de atualização determinados pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

A atualização é um curso com carga horária mínima de 20 horas aula para profissionais que já estão habilitados no curso e precisam fazer a reciclagem das informações. Os conteúdos abordados envolvem novidades na legislação, a evolução tecnológica e estudos de casos – relacionando a prática com os fundamentos teóricos destes cursos.

  • Belo Horizonte/MG – CENTEC MG
  • Curitiba/PR – CENTEC PR
  • Duque de Caxias/RJ – CENTEC RJ
  • Feira de Santa/BA – Escola de Trânsito Baiana – EBT
  • Salvador/BA – Escola de Trânsito Baiana – EBT
  • São Paulo/SP – CENTESP